Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Trinta por uma linha

Trinta por uma linha

O leão e o caçador ou uma das razões de eu não ver o noticiário

23.03.17 | António Mota

cd05758b35eec961b554f6a96e1722b0.jpg

 

Tinha um professor que me dizia que se quisesse estar informado para não ver as notícias. Na altura, não percebia muito bem o que ele queria dizer com aquilo, mas, com o passar do tempo, com alguns estudos que fui fazendo, principalmente a nível do doutoramento, fui, aos poucos descobrindo que havia muita verdade no que meu professor de História dizia.

Há uns anos atrás, dei de caras com um ditado africano que diz que "até que o leão aprenda a contar o seu lado da história, o conto da caça vai sempre glorificar o caçador". Ora e foi aqui que fiquei a perceber totalmente o que se passava, sendo que este é um dos principais motivos de eu não ver noticiários nem ler jornais. Só um, porque há vários.

Sem querer cair em teorias da conspiração, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que as notícias que nos são apresentadas, são selecionadas, trabalhadas, no fundo, filtradas, antes de nos surgirem à frente. Porque é sempre o caçador que tem o poder de contar a história. É ele que escolhe os detalhes que devem ser realçados, os que devem ser omitidos e aqueles que devem ser alterados. A forma como a história é contada, depende apenas e somente do caçador, pois é este que tem os meios para fazer as modificações que desejar. 

Por outro lado, se isso acontece, também não nos podemos esquecer, que isto só acontece, porque o leão, não sabe, tem meios, não possui capacidade para contar ele próprio a sua versão dos factos. Se isso acontecesse, tudo seria diferente. Haveria duas versões para analisar e comparar. Por isso digo que, talvez esteja na hora de o leão se munir dessas capacidades, talvez seja a altura de nos preocuparmos em educar o leão, ensiná-lo a expressar-se de maneira a que possa ser compreendido pelos demais.

 

Quando se conseguir saber o outro lado da história, quando o leão contar a sua verdade dos factos, quando reunir as capacidades para tal, aí sim, a ditadura do caçador acabará e eu talvez volte a ver noticiários.